ALTOS PAPOS

Projeto Altos Papos

Sala Cássia Eller, Funarte-Brasília
Dia 25 de abril de 14h às 19h


O Projeto Altos Papos foi incorporado ao Festival Mulher em Cena, em sua 2ª edição em 2010. Sua proposta é criar um ambiente convidativo de encontros e trocas entre mulheres, artistas e público. Nesta ocasião “O Processo de Criação da Mulher” foi o tema que inspirou as artistas Elisa Lucinda (RJ), Clarice Nesckier (SP) e Vera Verônica (DF) a compartilharam com o público seus jeitos de inventar e criar suas produções.

Em 2012, a 3ª edição do Festival será aberta com o Projeto Altos Papos,  no dia 25 de abril tendo como foco “Mulher enCena Cultura”. Ambas, mulher e cultura estão na base da sociedade, alicerçando práticas cotidianas, alimentando novos olhares, recriando formas de atuação e produção de sentidos, de fazeres, de desejos, numa eterna e complexa dança entre a tradição e a inovação. Com certeza, mulher encena cultura, mulher engendra cultura.

A idéia é então reunir público, artistas, grupos e organizações de mulheres que atuam nas várias vertentes da cultura no DF (teatro, dança, circo, música, cinema, mídias sociais, cultura popular, artes visuais, design, fotografia, moda, arte urbana, artesanato, literatura, entre outras) para compartilhar e compilar as demandas de cada área. O documento final será entregue à Secretaria da Mulher do DF, para que sejam consideradas as sugestões das mulheres da cultura quando da elaboração do Plano Distrital de Políticas para as Mulheres.

Neste contexto, o Altos Papos traz a cena representantes dos governos federal e distrital, o primeiro traz um panorama do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres com recorte na cultura, enquanto a Secretaria da Mulher do DF coloca em pauta como se dará o processo de criação do Plano Distrital de Políticas para as Mulheres. A partir desse marco inicial, demais grupos como professoras da Universidade de Brasília, representantes de organizações e da sociedade civil terão espaços de fala no sentido de ampliar e aprofundar esta rica discussão envolvendo gênero e cultura, ainda incipiente no Brasil.