INSTITUTO ARCANA









O Instituto Arcana é uma ong sediada em Brasília e criada em 2005 por um grupo de mulheres entre artistas, psicólogas e educadoras que, acreditando na arte como ferramenta de transformação pessoal e social, apostaram na sua associação com áreas como cultura, saúde, educação, psicologia, gênero, cidadania entre outras, em prol do desenvolvimento humano.

O Instituto Arcana se destaca por sua atuação e intervenção social através do Programa Roda de Mulheres.
O programa foi criado em 2004 a partir das demandas em relação à saúde integral da mulher (social, física e psíquica), observadas no público beneficiário do programa formado por mulheres entre 25 e 60 anos, de baixa renda de cidades do DF. Sua principal atividade é a Oficina Roda de Mulheres cujos encontros estimulam, através da arte, sua expressão, qualidade de vida e empoderamento, num espaço de troca e aprofundamento da sabedoria feminina. E ainda proporcionam a vivência, expressão e reflexão de temas como auto-estima, violência contra a mulher, criatividade, prevenção de doenças, entre outros.  Em 2009, o Programa se estendeu, passando a atender também jovens e idosas, abrangendo mulheres entre 15 e 80 anos com metodologias adequadas a cada uma.





PROGRAMA RODA DE MULHERES




Iniciado em 2005, o programa Roda de Mulheres têm como objetivo principal estimular a criação e a efetivação de um espaço de convivência entre mulheres nas comunidades do DF como prática comunitária de apoio à qualidade de vida da mulher. Suas atividades baseiam-se na pesquisa e no repasse de técnicas e dinâmicas criativas voltadas para a melhoria da saúde integral da mulher, sensibilizando para a noção de saúde integral (física e psíquica) proporcionando tanto o acesso a informações sobre doenças e prevenção como a um processo terapêutico de auto-conhecimento.







ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROJETO

• Arte: A arte é utilizada como meio de crescimento humano, somada à princípios da psicologia, da arte-terapia e da arte-educação. A exploração de várias linguagens artísticas e o exercício da criatividade se dá através da participação nas oficinas ou como platéia das ações artísticas, despertando o interesse pelos temas abordados no projeto e impulsionando a vida cultural da comunidade beneficiária.

• Psicologia: A abordagem terapêutica se dá através da criação de um espaço democrático e solidário de diálogo e desabafo, baseado na Terapia Comunitária e na troca de experiências em grupo, contribuindo para a instrumentalização da fala das mulheres e para o reconhecimento de necessidades e desejos interiores. Inclui ainda uma visão integradora e simbólica do processo de crescimento humano, inspirado na psicologia junguiana, fazendo uso de um repertório de dinâmicas que reúnem a arte numa abordagem terapêutica.

• Saúde: O conceito de saúde utilizado engloba aspectos psíquicos como no item anterior e aspectos físicos incluindo:
- Conscientização corporal: através da dança, massagem, relaxamento, alongamento e exercícios que levam ao alívio de dores de cabeça, perturbações no sono, stress e dores na coluna (queixas mais freqüentes).
- Abordagem preventiva: através do repasse de informações sobre saúde da mulher (menopausa, ciclos, DST’s, Aids, câncer de mama e de colo de útero) além de exercícios para o fortalecimento da musculatura da região pélvica.

• Educação: As ações incluem a discussão e o repasse de informações sobre temas como cidadania, direitos, saúde, violência entre outros, e as apresentações artísticas promovem a educação estética da comunidade, ampliando sua vivência cultural.

ATIVIDADES DO PROGRAMA:

• OFICINA RODA DE MULHERES

São três versões da oficina, voltadas para faixas etárias específicas:
- Oficina Roda de Mulheres Jovens - de 15 a 25 anos
- Oficina Roda de Mulheres 30h/aula - de 25 a 60 anos
- Oficina Roda de Mulheres Sábias - acima de 60 anos

As oficinas têm 11 encontros com 3h/de duração cada (com exceção das idosas cujo tempo é reduzido par 2h). Os encontros são temáticos baseados na arte-terapia proporcionando o mergulho criativo no universo coletivo e pessoal da mulher, onde exercitam a criatividade e autoconhecimento, além de receberem informações que estimulam seu empoderamento e qualidade de vida. A oficina inclui atividades complementares na forma de espetáculos teatrais e palestras variadas.

• VIVÊNCIA RODA DE MULHERES (3h/aula)

O objetivo da ação é a sensibilização de novos grupos de mulheres, sobre as questões abordadas no Programa Roda de Mulheres (auto-estima, amizade, trabalho e saúde etc), através de bate-papo e atividades lúdicas numa abordagem panorâmica dos vários temas focados, estreitando relações e proporcionando uma vivência criativa de auto-conhecimento.

• ESPETÁCULOS COM TEMÁTICA FEMININA

O Programa Roda de Mulheres, conta com um repertório de espetáculos e performances, que sensibilizam sobre as questões da mulher, de modo lúdico e poético. São apresentados nas oficinas e também como ação de mobilização/sensibilização de novos grupos de mulheres, para possível participação no Programa.

• ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AS FACILITADORAS

1. CURSO DE CAPACITAÇÃO RODA DE MULHERES
Capacita líderes comunitárias em relação à metodologia Roda de Mulheres, formando multiplicadoras para ministrarem oficinas Roda de Mulheres em suas comunidades. A 1ª edição do curso aconteceu de abril a setembro de 2008, com apoio da Fundação Banco do Brasil e formou 15 multiplicadoras.

2. GRANDES RODAS DE MULHERES
São encontros que acontecem num final de semana de 20h com objetivo de reunir as facilitadoras proporcionando a educação continuada das focalizadoras bem como um espaço de troca de experiências pessoais. A cada edição são contratadas profissionais das áreas da psicologia ou saúde que ministram workshops voltados para o desenvolvimento pessoal da mulher.

Acontece toda sexta-feiras de 9h a 12h, na sede do Instituto Arcana com leituras e discussões acerca do universo da mulher em suas várias fases.

• PUBLICAÇÃO DE DVDs, REVISTAS, CARTILHAS
Pesquisa, elaboração e distribuição de materiais relacionados aos temas focados pela instituição. Atualmente há os seguintes materiais:

1. Cartilha Roda de Mulheres
Material didático contendo informações sobre saúde integral da mulher, 20 pags. Haverá um nova publicação em 2010 incluindo também conteúdos relacionados aos novos públicos beneficiários (jovens e idosas);

2. DVD “Uma história cheia de mulheres” (32 min.), traz um panorama histórico da participação da mulher na sociedade. Rico material de apoio e referência, utilizado como sensibilização nas atividades do Programa Roda de Mulheres.